quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Preconceito, medos e aceitação


Quando criança vivia me perguntando por qual motivo não apareciam na televisão e nas revistas mulheres com os cabelos crespos igual aos meus ou  negras igual a mim, nunca me senti representada pelos meios de comunicação e vivi sempre tentando fazer parte de um grupo formado pelos padrões de beleza.

Durante anos vivi presa nas ideias de que meu corpo, meu cabelo e todas as minhas características deveriam ser mudadas para que eu fosse aceita em nossa sociedade que vangloria os padrões europeus, corpos perfeitos, cabelos lisos e impecáveis, mulheres altas, magras e brancas. Os padrões de beleza excluem, provocam dor e baixa autoestima. 



Passei por uma transformação que eu considero fantástica, não foi um processo fácil, diversas vezes pensei em desistir, achava que estava indo pelo caminho errado e cheguei a pensar que assumir meu cabelo natural seria impossível, pois acreditava na ideia que meu cabelo era duro demais e eu não ia conseguir cuidar. Tinha medo das criticas, dos olhares que receberia nessa nova fase e de todo preconceito. Meninas esses olhares não são fáceis de enfrentar e diversas vezes não me contive e chorei e chorei durante horas, mas fui persistente e não desistir.
Busquei força nos grupos de cacheadas e crespas no Facebook e sempre tive o apoio de minha mãe que nos meus momentos de tristeza sempre me motivou e me incentivou a seguir em frente.
Meu maior desafio nesse processo de aceitação  foi entender que meu cabelo natural era bom e que mulher de cabelo curto era algo normal. Eu acreditava na ideia de que mulher de cabelo curte era menos feminina, estava acostumada com cabelos longos e lisos, a transição capilar foi um período de reflexão para mim, momento que eu comecei a entender que meu cabelo crespo é lindo, que a beleza negra é linda.  Após seis meses em transição capilar cortei toda a parte dos meus cabelos que estava com química e hoje me sinto liberta, livre e sou feliz.



A cada dia aprendo a cuidar mais e mais do meu cabelo, estou amando essa fase 💜 Escrevo para vocês, pois sei como é difícil esse período de aceitação! Espero que minhas palavras sirvam de incentivo para cada uma de vocês, um beijo 💋

Nenhum comentário:

Postar um comentário